Sensibilização as empresas - as empresas que procuram a AESOS sabem que as PCD's desempenham as atividades com muita responsabilidade e competência. Portanto, toda a empresa que tem em seu quadro uma PCD, possui uma marca de qualidade.
Encaminhamento ao mundo do trabalho - recruta e seleciona mão-de-obra para as demandas das empresas que necessitam atender as expectativas do mercado no que tange à inclusão nas mais variadas funções e incentiva o empreendedorismo.
Acompanhamento social e profissional - sob acompanhamento sistematizado, a legislação vigente (Lei 8213/91) tem facilitado este ingresso.
- participa de fóruns, câmaras temáticas e conselhos;
- oferta serviço de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa e vice-versa.
Libras para todos - 2020
Cursos
- Instrutor surdo,
- Libras para atendimento,
- Tradutor/intérprete de Libras.
Aprender Libras - 2020
É oferecida oficina de Libras, todas as terças-feiras, das 19 às 21h, contemplando aos familiares de surdos, aos funcionários e voluntários da AESOS, PCD'S e a comunidade do entorno.
Aprender Libras - 2019
Foi oferecida oficina de Libras, todas as segundas-feiras, das 19 às 21h, contemplando aos familiares de surdos, aos funcionários e voluntários da AESOS e às PCD'S.
Aprender Libras - 2018
O Projeto Aprender Libras visa atender as exigências do Decreto 5.626/2005 que regulamenta a Lei 10.436/2002, no que se refere a formação e capacitação de profissionais para atuar na educação de surdos incluídos no sistema regular de ensino.
Para tanto, foi oferecida Oficina de Libras, todas às quintas-feiras, das 19 às 21h, no auditório da AESOS, do mês de abril à dezembro de 2018, contemplando profissionais de diversas áreas, inclusive professores e familiares de alunos. Na ocasião foram matriculadas 45 pessoas.
SESC - Valorização Social - 2018
O Programa Valorização Social em parceria com o SESC teve por objetivo atender PCD's, com idades entre 14 e 18 anos. Foram atendidos 172 educandos com os cursos de Corte e costura com decoração, Corte e costura com malha, Corte e costura básico, Fotografia com celular, Maquiagem, Grafitismo, Arte em retalhos e Pintura em tecido.
SESC - Comunidade - 2017
Cursos profissionalizantes: fotografia, grafitismo, maquiagem etc.
Qualificação e requalificação social de trabalhadores para o mundo do trabalho - 2002, 2011, 2013, 2017 e 2018.
Em 2018:
- o Programa Qualifica Bahia teve por objetivo qualificar e requalificar jovens e adultos com deficiência, a partir dos 18 anos, para o mundo do trabalho. Na ocasião, foram qualificadas 100 pessoas com os cursos de corte e costura, cabeleireiro, manicure, maquiagem, atendente de lanchonete; cada curso com carga horária de 200h e comportava 20 educandos; atendendo aos municípios de Gandú, Ituberá, Salvador e São Sebastião do Passé. Após a qualificação, foram encaminhados ao SINEBAHIA para participarem de processo seletivo à vagas de emprego;
- o Projeto Trilha teve por objetivo qualificar e requalificar jovens dos 19 aos 29 anos, em situação de desemprego involuntário, pertencentes a famílias cadastradas no Bolsa Família, matriculados e frequentando à rede publica de ensino, cursando ou concluído o Ensino Médio, para o mundo do trabalho. Na ocasião, foram capacitados 80 pessoas com os cursos de agente de cultura, animador cultural, artesão, confeccionador de biojoias ou ecojoias, cabeleireiro, manicure e maquiagem; cada curso com carga horária de 400 horas, atendendo aos municípios de Cairu, Camacan, Ibirapitanga e Salvador e 40 pessoas com os cursos de comunicação cultural e costura cênica, na mesma modalidade de carga horária e educandos por turma, atendendo ao município de Salvador.
Programas: Planteq e Qualifica Bahia
Cursos oferecidos: artesanato, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, cabeleireiro, camareira, confecção de bijuterias, confecção de velas artesanais, corte e costura, informática básica, manutenção de micros, manutenção e mecânica de refrigeração, massoterapia, pintura automotiva, pintura em tecido, pintura em vidro, piscineiro, podologia, recepcionista com Inglês, reciclagem de papel, repositor de mercadorias.
Municípios beneficiados: Camaçari, Ipiaú, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho.
- capacitar os educadores, profissionais e familiares em Libras para que possam atender ao surdo nas suas necessidades;
- facilitar a comunicação dos educadores, profissionais e familiares com o cidadão surdo (crianças e adolescentes), fornecendo meios que possibilitem a compreensão do surdo durante o seu atendimento, promovendo assim sua integração e inclusão de forma plena na sociedade, despertando nesta a consciência de que sua linguagem natural seja respeitada e aprendida;
- proporcionar uma formação histórico-cultural de modo a desenvolver a autoestima e/ou pensamento crítico.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Superação é uma das principais
palavras no dicionário de uma pessoa com deficiência. E foi com muita superação
e determinação que 20 pessoas com deficiência do município de Ituberá receberam
seus certificados do curso de criação e montagem de acessórios. O curso faz
parte do projeto Inclusão com Cidadania, realizado pelo Governo do Estado,
financiado com recursos do FUNTRAD.
Com o objetivo de qualificar social e
profissionalmente trabalhadores com deficiência e familiares, o Projeto
Inclusão com Cidadania, financiado por este fundo, qualificou 140 trabalhadores
em sete municípios: Ituberá, Valença, Salvador, Cachoeira, Jequié, Gandu e
Itabuna com os cursos de: cabeleireiro, auxiliar de lanchonete, jardinagem,
agente de cultura e animador cultural, artesão confecionador de biojoias e
ecojoias e criação e confecção de acessórios.
Estiveram presentes o Sr. Hildazio
Pitanga, representando o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,
Davidson Magalhães; o Prefeito do município de Ituberá, Reges Aragão; a Representante
da Associação Educacional Sons no Silêncio - AESOS, Marcia Lemos; a Secretária
de Saúde do município de Ituberá, Talita Abreu; a Deputada Estadual, Olivia
Santana; o representante da turma, Deraldo Silva dos Santos; a supervisora
técnica da Coordenação de Qualificação Profissional, Sandra Marilia e a líder e
coordenadora local do curso, Joeangela Santana.
O Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência segundo o
último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
realizado em 2010. O número corresponde a 23% da população do país. Mas apenas
357 mil pessoas com deficiência estão formalmente empregadas.
Esses dados nos levam a refletir
sobre a necessidade de buscarmos alternativas de inclusão e geração de renda
das pessoas com deficiência e vimos como alternativa o empreendedorismo.
Em pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, o Estado conta com cerca de 27% de
empreendedores com alguma deficiência e, desse grupo, 94% realizam suas atividades
por conta própria e sem sócios. A pesquisa também observou que cerca de 6%
oferece emprego e quase metade realiza seu trabalho em casa.
Com isso, percebe-se que empreender é
um excelente caminho para inclusão social e qualidade de vida das pessoas com
deficiência, que tem como vantagem a possibilidade de definir com autonomia o
próprio ambiente de trabalho, incluindo rotina e tarefas, o que nem sempre é
possível em um emprego formal.
Por isso a importância de criar cada vez mais
oportunidades para que as pessoas com deficiências vivam com
dignidade, gerando riqueza e fazendo a diferença no mundo.
Na sexta-feira dia 03/09, no município de Jequié, finalizando o ciclo de certificação do Projeto “Libras para Todos”, foram certificados 30 alunos no curso de Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa. O projeto foi realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, financiado com recursos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente – FUNTRAD, executado pela Associação Educacional Sons no Silêncio – AESOS, em parceria com Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié – ASCEEJE.
A cerimônia foi conduzida pela Sra. Márcia Lemos, diretora da AESOS e coordenadora do Projeto.
Contou com a presença do coordenador executivo da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho – SUDET, Dorywillians Botelho Azevedo, representando o secretário da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães e o superintendente da SUDET-SETRE, Marcelo Gavião; a coordenadora de Qualificação da SETRE, Silvia Ferraz; a coordenadora do FUNTRAD, Ana Carla Sacramento; do prefeito de Jequié, Zé Cocá, o secretário de Governo, Hassan Iossef; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio; a vereadora, Moana Meira, representando o Legislativo Municipal; a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDEF, Mara Rúbia Machado; a coordenadora Administrativa da ASCEEJE, Maria José Moreira Santos, representando a presidente da ASCEEJE, Vânia Duarte e os concluintes do curso.
Nossos corações estão esperançosos, pois o município agora conta com mais profissionais intérpretes de Libras qualificados que podem ser contratados pela Prefeitura para atuarem no atendimento à pessoa surda, que passa dos 8 mil.
A luta pela inclusão é contínua! Promover a acessibilidade das pessoas com deficiência é a nossa missão! Em especial da Pessoa surda.
Nossos agradecimentos a todos!
O evento contou com a coordenação da Superintendência Regional do Trabalho, de representantes de empresas e organizações da sociedade civil que atuam com aprendizagem na Estado Bahia.
Prefeitura inicia primeira turma de
curso do Programa Qualifica Bahia
Cerca de 20 alunas participaram da
aula inaugural do curso de estética - manicure, cabeleireiro e maquiagem
A Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, destacou os benefícios da ação. “Essa é uma grande conquista para a gestão do nosso prefeito Dr. Breno. Estamos iniciando a capacitação de 20 mulheres sebastianenses que estão fora do mercado de trabalho, e hoje estão tendo a oportunidade de estar em sala de aula aprendendo para, a partir daí, trabalhar e adquirir a sua renda. Estamos vivendo um momento muito difícil de crise no país, e essa é uma oportunidade única na vida de cada uma delas”, disse.
Márcia Lemos, coordenadora de projetos da Associação Educacional Sons do Silêncio (AESOS), entidade executora do curso, explicou como funciona a capacitação. “O curso veio para o município através da articulação da Prefeitura com o Governo do Estado, e que vai trazer muitos benefícios para essas mulheres. O curso vai funcionar de segunda a sexta e tem uma carga horária de 220h (5 horas/dia). Elas serão qualificadas para o mercado de trabalho, onde terão a oportunidade de melhorar sua renda e qualidade de vida”, ressaltou.
A expectativa era grande por parte das alunas. “Eu acho a realização do curso excelente, maravilhosa. Agradeço muito ao prefeito por buscar essas coisas boas para nós e espero que esse curso traga uma qualificação melhor para mim e abra as portas de emprego”, destacou Jéssica Borba, de 31 anos, moradora do bairro da Jangada. “Eu acho ótimo. Quando eu vi o anúncio, me interessei pela profissão de cabeleireira e corri para me inscrever”, completou a aluna Taíse de Oliveira, de 18 anos, moradora do bairro do São Roque.
Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana
Durante cerca de quarenta dias, onze municípios do Estado da Bahia receberam diversos cursos, desde pedreiro polivalente, até cursos de corte e costura industriais. O encontro aconteceu na Pousada Sítio Paraíso no Município de Itacaré e contou com a presença de autoridades locais, instrutores, monitores dos cursos e a representante da SETRE, Kadine Santos, que fez questão de participar do evento e receber as solicitações dos Municípios para novos Cursos.
O evento teve a coordenação de Márcia Lemos, diretora do CCAPS e a participação da Diretora Gercineide Guimarães e da coordenadora pedagógica Cristina da Mata., do Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS).
Alegria, união e solidariedade foram as marcas do seminário, que contou ainda com muito lazer, um tour pela cidade, um forrozinho, aulas de stand up e muito mais!!!!
Elizabeth e Arlinda (Palmas de Monte Alto)
Confraternização
O evento aconteceu no Centro de Treinamento Instituto Anísio Teixeira, com a presença da Presidente da AESOS, Carla Menezes, Vice-presidente, Gercineide Guimarães, da Diretora e Coordenadora CCAPS, Márcia Lemos e a Coordenadora Pedagógica, Cristina da Mata.
Profissionais dos municípios de Salvador, Brumado, Itacaré, Contendas de Sincorá, Palmas de Monte Alto, Ituaçú, Pindai, Caculé, Urandi, Itabuna e Camacan participaram do Treinamento, agregando as informações necessárias para desenvolverem os cursos da melhor forma.
Com previsão de início para o dia 07 de março, os cursos serão gratuitos, com carga horária de 200 a 220h, englobando corte e costura industrial, corte e costura, marcenaria, informática básica, técnicas de vendas e auxiliar Administrativo, beneficiando, em média, 300 trabalhadores de baixa renda e/ou que esteja desempregados ou queiram ser trabalhadores autônomos.
A equipe da AESOS, por meio da sua coordenadora Márcia Lemos, satisfeita com os resultados, parabeniza a todos (as) os participantes e agradece o empenho, com votos de sucesso nesta nova etapa.
--------------------------------------------------------------------------
“Inclusão com Cidadania” Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores com e sem deficiência - 2010
Programas: Planteq e Qualifica Bahia
Programa: Consórcio Social da Juventude
Cursos oferecidos: auxiliar administrativo, gráfica, informática, manutenção de micro e vestuário
Município beneficiado: Salvador
Capacitação solidária - 2001
Curso oferecido: serigrafia
Município beneficiado: Salvador
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GDH/Gerente de Desenvolvimento Humano
Coordenação de Produção Autoral
Produção de Conteúdos
Projeto Aprender Libras - 2013
Alunos de Esplanada
Curso Educador
Curso Instrutor Surdo
Curso Intérprete
Certificação do curso de assistente administrativo - 2012
Bom dia, gostaria de informação sobre a associação. Sou estudante de pedagogia e preciso preencher um questionário, devido ao cenário pandemico as escolas estão fechadas e acredito que a experiência e vivência do corpo docente da AESOS conseguiram me auxiliar. Desde já agradeço. Ducimar
ResponderExcluirEm relação a pesquisas faz-se necessário entrar em contato com o coordenador do GEPSS, o Prof. Alex Sandrelanio.
ExcluirSaudações a todos! A Associação recebe estagiários?
ResponderExcluir