SURDOS/AS E O MERCADO DE TRABALHO
Surdos/as enfrentam uma evidente falta de acessibilidade no que diz respeito a formação acadêmica, o que limita a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Assim, encontrar trabalho pode ser um desafio árduo para uma pessoa surda. Ela pode ser discriminada antes e depois que encontram um emprego.
1 Imprensa (TV). TV BRASIL: apenas 37% dos brasileiros com deficiência auditiva estão empregados. 1 out. 2019. [S, l]. Disponível em: <https://www.ilocomotiva.com.br/single-post/2019/10/01/tv-brasil-apenas-37-dos-brasileiros-com-defici%C3%AAncia-auditiva-est%C3%A3o-empregados>. Acesso em: 29 maio 2021.
2 NASCIMENTO, Henrique. Uninassau. Educação de surdos: entenda os desafios no Brasil. 23 abr. 2019. [S, l]. Disponível em: <https://www.uninassau.edu.br/noticias/educacao-de-surdos-entenda-os-desafios-no-brasil>. Acesso em: 29 maio 2021.
Escrito por: Luã Queirós
Revisão por: Erlon Santos e Perci Leite
1 Imprensa (TV). TV BRASIL: apenas 37% dos brasileiros com deficiência auditiva estão empregados. 1 out. 2019. [S, l]. Disponível em: <https://www.ilocomotiva.com.br/single-post/2019/10/01/tv-brasil-apenas-37-dos-brasileiros-com-defici%C3%AAncia-auditiva-est%C3%A3o-empregados>. Acesso em: 29 maio 2021.
Escrito por: Luã Queirós
Revisão por: Erlon Santos e Perci Leite
--------------------------------------------------------------------------------------
As redes sociais na socialização das pessoas surdas
Não é segredo que as redes sociais mudaram a maneira como as pessoas comunicam-se. Em comparação com apenas uma década atrás, sabemos mais sobre a vida dos outros do que nunca. Também, tornamo-nos mais adeptos da comunicação escrita e visual em comparação com a comunicação puramente verbal.
No passado, as pessoas costumavam confiar em cartas ou bilhetes para comunicar-se com outras. No entanto, nem todos os surdos tinham conhecimento da Língua Portuguesa, então era difícil até mesmo a comunicação por cartas e bilhetes para eles quando a língua de sinais não era uma opção. Com mais pessoas online, esses “métodos ultrapassados” não são mais os preferidos para comunicação.
De acordo com um relatório recente da Hootsuite e We Are Social, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas[1].
Para as pessoas surdas, as redes sociais são uma ferramenta importante para a sua comunicação com outras. Assim como promove a união entre surdos e ouvintes quando estes se permitem conhecer a língua de sinais.
Embora estudos como o publicado pelo Periódico Americano de Medicina Preventiva mostrem que as redes sociais podem levar ao isolamento social[2], existem outros estudos que mostram como a surdez leva a este mesmo isolamento.
Aqueles que cresceram sem audição ou fala, sempre enfrentaram dificuldades significativas para comunicar-se com o mundo exterior (mundo ouvinte), mesmo que tenham aprendido a língua de sinais.
A socialização dar-se pela interação com pessoas e participação em eventos. Pessoas com diagnóstico de deficiência auditiva, entretanto, às vezes têm tendência a retrair-se. Não importa o quão grave seja a sua perda auditiva, é crucial não deixar que sua audição afete sua vida, com quem fale e aonde vai.
As redes sociais permitem entrar em um círculo maior na sociedade e criar relacionamentos com pessoas ao redor do mundo. Elas podem fornecer oportunidades para que se conectem. Ela muda a maneira de como as pessoas interagem e relacionam-se.
É uma boa maneira de envolver-se com as pessoas, compartilhar experiências, histórias e fazer com que outros saibam que não estão sozinhos nos desafios que enfrentam. As redes sociais não é, portanto, o objetivo. É o caminho para a finalidade do encontro.
Escrito por: Luã Queirós
Revisão por: Erlon Santos e Perci Leite
[1] PAREDES, Arthur. As redes sociais mais utilizadas: números e estatísticas. 24 ago. 2020. Disponível em: <https://www.iebschool.com/pt-br/blog/social-media/redes-sociais/as-redes-sociais-mais-utilizadas-numeros-e-estatisticas/#:~:text=Quanto%20ao%20Brasil%2C%20140%20milh%C3%B5es,conforme%20o%20relat%C3%B3rio%20de%20Hootsuite>. Acesso em: 27 mar. 2021.
[2] BBC NEWS. Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudo. 6 mar. 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-39178058>. Acesso em: 27 mar. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário