INFORMES




A AESOS realiza nos dias 21 a 23 de setembro seu VII Seminário sobre educação da pessoa surda, o evento tem o intuito de compreender como as implicações da pandemia do coronavírus impactou os sujeitos sociais, em especial as pessoas surdas.

A abertura do evento acontece às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube da AESOS. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/M6xDCCzQLQjGUj1i9. Vejam a programação pelos cards que seguem:












---------------------------------------------------------------------------------

SOLIDARIEDADE


---------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO
      (Informativo COVID-19)

Aguardamos a vacinação de todos!






Ao seguir os Decretos do Governo do Estado e também do Prefeito da cidade de Salvador, a AESOS vem, através deste, informar aos familiares, alunos, professores e demais colaboradores da instituição que até o presente momento, nenhum caso suspeito ou confirmado do COVID-19 foi relatado em nossa Instituição.
Apesar disso, recomendamos a todos que colaborem com o período de quarentena ao permanecer em suas casas e frequentar apenas ambientes que prestem serviços de primeira necessidade (supermercado, farmácias e hospitais).
Destacamos ainda, a necessidade de lavar as mãos com sabão e água corrente de maneira constante, sempre que possível fazer uso do álcool em gel e, em caso do aparecimento de sintomas do COVID-19, o correto é permanecer isolado e se houver dificuldade para respirar, buscar atendimento junto ao centro médico mais próximo.  Independente das circunstâncias, evite abraços, beijos e mantenha-se cerca de um metro e meio de distância de uma pessoa para outra, como solicita os médicos e demais profissionais da saúde junto a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde.

Sobre o Coronavírus (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas infecta-se com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a infectarem-se com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...


FONTE: Ministério da Saúde – Brasil


 ACONTECERÁ 
-------------------------------------------------------------------------------- 


---------------------------------------------------------------------------------
ACONTECE

ESTUDANTES SURDAS/OS NA CENA TEATRAL DE SALVADOR

Olhar a Pedagogia Teatral como campo aberto para o exercício da autoexpressão, do jogo criativo, do campo sensível humano, do olhar, do sentir, do conhecimento emancipatório, prazeroso e capaz de provocar mudanças numa realidade posta para estudantes surdos e surdas que fazem parte de uma minoria linguística brasileira marcada pelos estigmas da deficiência e consequentemente excluída, limitada em sua participação na sociedade pelo que hoje chamamos de barreira linguística. No desejo de garantir a esses sujeitos surdos o direito de experienciar o fazer artístico teatral e potencializar as práticas pedagógicas teatrais, ocorre a formação do primeiro grupo de teatro de surdos de Salvador e da Bahia que se tem conhecimento, até então.
 
Apresentação teatral com estudantes surdos da AESOS


O Grupo de Teatro Perspectivas Sinalizadas (GTPS) nasceu na Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS), em abril de 2009, cujo trabalho é orientado pela professora de teatro Rosenilde Oliveira Pereira, formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para a professora Rosenildes Pereira, começar a ensinar Teatro para estudantes surdas e surdos e formar um grupo de artistas da cena, e na centralidade dessa cena , deve ser inserida a Libras. Sobre o teatro com atores surdos, a professora destaca que “tem se configurado como uma sequência de tentativas e erros movida pela crença de que a pessoa surda também tem direito a arte e a esse lugar de autoria no cenário teatral soteropolitano. não somente como uma simples oportunidade em se tornar espectador desta arte. O surdo no teatro deve ser inserido como atores e produtores dessa arte”. Discorre.

Acompanhe o registro fotográfico:






---------------------------------------------------------------------------------


O Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte a Familiares de Crianças Surdas (PAIS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) disponibiliza atendimento gratuito à comunidade surda. 

O suporte é oferecido a toda comunidade soteropolitana e região metropolitana, mediante 
agendamento.

PAIS/UFBA oferece serviços de fonoaudiologia


Os interessados devem entrar em contato através do telefone: (71) 3283-8887 ou  (71) 9. 8303-3394 via WhatsApp.

..................................................................................................................................................

A Central de Intérpretes da Bahia (CILBA) está funcionando no CAB

Endereço: III Avenida, Plataforma 4, 390, térreo, no Prédio da Governadoria

Telefones: (71) 3115-0308

O surdo que tiver interesse em ser acompanhado por um intérprete para atendimento público, deve ir até o local e levar:

* copias dos seguintes documentos:
- audiometria;
- comprovante de residência;
- CPF;
- RG;
- 1 foto 3x4.

=================================================================

ACONTECEU


2020

AESOS realizou palestra sobre o dia internacional da mulher

AESOS realizou palestra sobre o  "Dia internacional da mulher"


O CESS realiza palestra sobre o dia internacional da mulher

Neste último dia 08 de março de 2020, o CESS  realizou a palestra “História do dia internacional da mulher” conduzida pela Profa. Esp. Verena Gila Fontes.

A atividade contou com a presença dos discentes, docentes e gestores tradutores-intérpretes  voluntários da EJAI. Trouxe diversos conceitos sobre a comemoração iniciada em meados do século XIX que perpassa pelo século XX até chegar aos dias atuais. E teve como objetivos apresentar as conquistas, deveres e direitos da mulher do século XXI e mostrar como as mulhers conquistam seu espaço entre o sexo oposto, ocupa funções e cargos  de liderança que, anteriormente, eram ocupados apenas por homens.

No Brasil, a data está cada vez mais em evidência não apenas pelo avanço de garantias pelas leis de direito, mas também, devido ao avanço do feminicídio em todas as regiões do país.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alunos da AESOS marcam presença no Vozes do afro empreendedorismos
Nesta quinta-feira (5), alunos da EJAI da AESOS participaram do evento “Vozes do afro- empreendedorismos”. O evento faz parte da Semana Global do Empreendedorismos (SGE) e já faz parte do calendário de eventos da cidade de Salvador - BA.
O evento teve o patrocínio do Banco do Nordeste e Sebrae
Realizado no Centro de Convenções, o evento apresentou questões relacionadas ao empreendedorismo de diversos seguimentos dentro do mercado afroempreendedor e contou com profissionais considerados como referências na área – tanto em Salvador, como fora do Brasil.
Na oportunidade, a tradutora-interprete Vanderlita Gomes teve a oportunidade participar do evento mediando as apresentações dos ouvintes para o público surdo.


Acompanhe os registros fotográficos:









--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------







I Central de Libras do Município de Salvador

Dia 4/3, no auditório da Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), foi lançado o edital para o chamamento público para a implantação da I Central de Libras do município de Salvador, ideia da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD).

Na oportunidade, estiveram presentes alguns conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (COMPED), dentre eles a nossa professora de Libras Verena Gila que representa a AESOS neste e a Presidente da AESOS Carla Suzana Menezes Franca.
---------------------------------------------------------------------------------

AESOS recebe doação da Clínica Angiclin e sorteia 
bicicleta entre alunos

Professores e alunos da AESOS recebem doação da Clínica Angeclin - 2020.1

Nesta quinta-feira (20), a Associação Educacional Sons do Silêncio (AESOS) recebeu uma doação de material escolar e brinquedos da ANGICLIN – Clínica especializada em Angiologia e Ginecologia juntamente com o Instituto de Telesaúde do Brasil (ITESB). Na oportunidade, o Angiologista Dr. Daniel Viana deixou os alunos da AESOS ainda mais felizes ao sortear uma bicicleta entre eles. O aluno contemplado ficou muito feliz.
Professores, pais, alunos e voluntários agradecem e reconhecem a importância da parceria com a Clínica ANGECLIN e o Dr. Daniel Viana para a manutenção e fortalecimento da AESOS como uma Instituição imbuída e capaz de atender e capacitar o público surdo da Cidade de Salvador e região metropolitana com educação especializada.
A Clínica ANGECLIN fica localizada à Av. Tancredo Neves, 1632, Caminho das Árvores, Salvador/BA.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2019




#Imagemparacegover

Em um fundo com grafismos em tons de rosa, lilás e roxo estão dois retângulos verticais com pontas arredondadas, na cor branca contendo a programação a seguir:

No centro do cartaz aparecem as fotos dos palestrantes:
Especialista Carmela da Costa Brito Correia da ASP
Doutoranda Shirley Vilhalva da Universidade Federal do Mato Grosso
Doutora Patrícia Luiza Rezende do Instituto Nacional dos Surdos e
Especialista Verena Gila da Associação Educacional Sons no Silêncio.

Logo abaixo as fotos das componentes das mesas redondas
Mestre Aline Silva
Mestranda Cíntia Santos
Major Denise Santiago
Assessora Flavia Reis
Assistente Social Flávia Mattos
Mestre Letícia Damasceno
e Doutora Nanci Bento

No centro superior direito está escrito “V Seminário da AESOS: Educação das mulheres surdas: lutas e trajetórias”, compondo a identidade visual do evento, que é constituída de uma gravura estilizada onde aparecem 3 montanhas e sobre cada uma delas uma mulher de braços abertos e peito projetado para a frente. Nas laterais dessas montanhas estão numerosas  mãos coloridas estendidas em direção das mulheres. Fim da descrição.

#paraouvir

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nosso ex-aluno Diego Ramos de Carvalho  graduou-se em Designer Gráfico pela UNIJORGE, no dia 7/8. Parabenizamos-o por mais esta conquista e desejamos-lhe muito sucesso!



2018




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



Pedagoga e Psicopedagoga Sandra Maia Amorim 


"Percorro um lindo caminho pelo mundo mágico e encantado das histórias, no qual serei uma eterna aprendiz".

Data: 08/10

Horário: 13h

Local: auditório da AESOS                  
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência
04/07/2018



A Profa. Verena foi umas das convidadas e a Voluntária Cintia marcou presença no evento.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Profa. Perci Leite representou a AESOS no evento:







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

III Coloquio de Linguagem e Surdez

A AESOS, representada pelo Prof. Alex Sandrelanio, foi uma das colaboradoras desse evento da UFBA. A Profa. Verena Gila, professora de Libras da Instituição, também esteve presente.






------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossos alunos e representantes do GEPSS participaram do evento voltado para surdez que aconteceu na UNEB




Profa. Nanci Bento
................................................................................................................................................


2017


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os alunos da AESOS que fazem parte do Grupo de Forró Cabrueira apresentando-se na VI Semana Surda



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2016


21/09/2016 - Reinaugurada Central de Intérpretes de Libras da Bahia


Celebrando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21) e antecipando as atividades alusivas ao Dia Nacional das Pessoas Surdas (26/09) e Dia Internacional da Pessoa surda (25/09), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reinaugurou, no dia 21/09/2016, a Central de Intérpretes de Libras do Estado da Bahia (Cilba). 

Contatos da Central de Libras do Estado da Bahia (CILBA):

Telefone: 71-3366-0180 (DAPP/SUDEF)
E-mail: cilba.sudef@gmail.com
Facebook: Cilba
Skype:Cilba.Sudef




Fonte: http://www.justicasocial.ba.gov.br/2016/09/1409/Reinaugurada-Central-de-Interpretes-de-Libras-da-Bahia.html


2015

22/09/2015 - Central de interpretação em Libras começou a funcionar em São Paulo.

Os surdos, em São Paulo, podem contar com esta Central para vários serviços, entre eles: o agendamento de consulta médica e a inscrição em cursos de formação.


09/11/2015 - Palestra na Câmera Municipal sobre "Resistência Negra à escravidão e ao racismo". 

12 e 13/08/2015 - I Seminário Novas Perspectivas de Educação Bilíngue para Surdos.




2014


26/09/2014 - Caminhada do Dia do Surdo "Lutas e Conquistas Atuais".





08 a 12/09/2014 - XII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES.


Nossos profissionais da AESOS estavam lá!

11/09/2014 as 15h30 no Auditório I - Cursos de pós-graduação latu senso em Libras no Estado da Bahia: uma análise sobre a formação docente para o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Autores: Nanci Araújo Bento e Erivaldo de Jesus Marinho

11/09/2014 as 16h15 no Auditório III - Letramento na Educação Bilíngue para surdos: a poesia de Cecília Meireles em Libras como facilitadora.

Autores: Ludmila Borges Lira e Silva, Rosenilde Pereira Oliveira e Desirrè De Viti Begrow.

12/09/2014 as 15h45 no Auditório I - A adaptação dos inventários de desenvolvimento comunicativo MAC ARTHUR (CDI'S) para a Libras.

Autores: Nanci Araújo Bento e Elizabeth Reis Teixeira.



2013

XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES.



Os profissionais da AESOS estavam lá, inclusive nas Comunicações com os seguintes temas:

"A produção de textos do aluno surdo: uma estratégia para aquisição do Português como L2" - Profa. Joseane dos Santos do Espírito Santo;

"Proposta de currículo para a disciplina de Língua Brasileira de Sinais" - Roberto Cesar Reis da C

2 comentários:

  1. Olá, boa noite
    Em Agosto de 2018, eu participei, dos dois dias, do V Seminário da AESOS, diálogo, contemporâneo da educação dos Surdos e etc.
    Porém até hoje não recebi meu certificado.
    Me chamo Denise Santos
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a Instituição por telefone e procure por nossa colaboradora Daniele Coutinho.

      Excluir